Juntos para Impulsionar os Ecossistemas da Economia de Impacto no Maranhão e Piauí.
Vamos conectar ecossistemas locais com articulações nacionais e fortalecer negócios para impulsionar a Economia de Impacto no Maranhão e no Piauí.
Mas, o que é Economia de Impacto?
Modalidade econômica caracterizada pelo equilíbrio entre a busca de resultados financeiros e a promoção de soluções para problemas sociais e ambientais, por meio de empreendimentos com impacto socioambiental positivo, que permitam a regeneração, a restauração e a renovação dos recursos naturais e a inclusão de comunidades, e contribuam para um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo.
DECRETO Nº 11.646, DE 16 DE AGOSTO DE 2023
Sobre o Impulsio.ne
Ecossistemas de Impacto
A necessidade de uma transição para um modelo econômico que priorize não apenas o lucro, mas também o bem-estar das pessoas e do planeta, é cada vez mais urgente. Diante dos impactos das mudanças climáticas e dos diversos desafios sociais, a Economia de Impacto emerge como um dos caminhos para promover soluções.
Nos últimos anos, observamos o surgimento de diversas iniciativas que desenvolvem soluções ambientais e sociais no Nordeste. Entendemos que os estados do Maranhão e do Piauí enfrentam grandes desafios nessas áreas e, ao mesmo tempo, apresentam grande potencial para criar soluções inovadoras.
Visando conectar os ecossistemas locais com articulações nacionais, fortalecer e incentivar o surgimento de novos negócios de impacto, o Impacta Nordeste, em parceria com o Instituto Sabin, e apoio institucional da Aliança pelo Impacto, MDIC/Enimpacto e o Sebrae, convida acadêmicos, empreendedores, gestores e lideranças que atuam nos ecossistemas de negócios de impacto, negócios socioambientais, inovação, economia criativa, economia circular, economia solidária, agricultura sustentável e outros interessados para juntos impulsionarmos a agenda da Economia de Impacto no Maranhão e no Piauí.
É assim que vamos impulsionar o ecossistema local
Encontro de Articulação.
Conexão: Economia de Impacto
Vamos articular e mobilizar empreendedores, gestores, acadêmicos e lideranças de diferentes setores para participar de um encontro para debater os desafios e oportunidades da economia de impacto, conectar o ecossistema local com articulações nacionais e convidá-los para participar do processo de construção desse ecossistema visando, entre outros objetivos, a estruturação do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto) no estado.
01
Maranhão
Data: 23/7
Horário: 14h – 18h
Local: Sebraelab – Multicenter Negócios e Eventos – Parque Estadual Sítio do Rangedor – Av. Jerônimo de Albuquerque – Cohafuma, São Luis (MA)
Piauí
Data: 25/7
Horário: 14h – 18h
Local: Espaço S – Teresinha Shopping – Av. Raul Lopes, 1000 – Noivos, Teresina (PI)
Painelistas confirmados
Gabriel Cardoso
Gerente-Executivo do Instituto Sabin
Hérrisson Fábio Dutra
MDIC – Articulação Interfederativa da Enimpacto – Região Nordeste
Ricardo Ramos
Diretor-Executivo da Aliança pelo Impacto
Vitória Junqueira
Head de Mobilização e Relações Institucionais da Aliança pelo Impacto
Monique Moraes
Fundadora e Diretora do Su Causa, Mi Causa
Marcello Santo
Diretor-Fundador da Plataforma Impacta Nordeste
Para quem é o evento?
- Empreendedores a frente de negócios que proporcionam impacto social positivo;
- Centros de inovação, incubadoras e aceleradoras que atuam ou querem atuar com a Economia de Impacto;
- Gestores públicos interessados em conhecer e fomentar a Economia de Impacto no estado;
- Acadêmicos e pesquisadores interessados na área da Economia de Impacto;
- Lideranças que atuam nos ecossistemas de negócios de impacto, negócios periféricos, inovação, economia criativa, economia circular, economia solidária, agricultura sustentável e outros ecossistemas que possuem sinergia com a agenda da Economia de Impacto;
- Outras pessoas interessadas em conhecer a Economia de Impacto.
Participe dessa construção coletiva!
Pré-aceleração.
Negócios de Impacto
Para contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento dos negócios de impacto nesses territórios, vamos oferecer um programa de pré-aceleração gratuito, com duração de 3 meses em formato online, realizado pela Motirô, aceleradora de negócios de impacto da Plataforma Impacta Nordeste, com conteúdo da plataforma TransformAção, desenvolvida pelo Instituto Sabin.
Serão selecionados 6 negócios de impacto em estágios iniciais (protótipo ou validação), sendo 3 (três) do Maranhão e 3 (três) do Piauí. Os negócios selecionados vão receber:
02
Benefícios:
- Capacitação em estruturação de negócios de impacto, finanças sociais e captação, marketing e vendas.
- Acompanhamento com mentorias individuais mensais para cada negócio.
- Apoio de especialistas.
- Conexão com potenciais parceiros.
- Dois investimentos semente de R$ 3 mil
Para quem é a pré-aceleração:
- Negócios de impacto social do Maranhão e Piauí;
Exemplos: negócios de impacto social; negócios socioambientais; negócios da economia circular, negócios da economia solidária; entre outros. - Em estágio inicial de desenvolvimento (especialmente iniciativas em estágio de protótipo ou validação. Não sabe em qual estágio de desenvolvimento está o seu negócio? Clique aqui para saber mais.)
Cronograma da Pré-aceleração de Negócios Sociais:
29/07
Lançamento da Chamada
19/08
Data final para Inscrições
29/08
Anúncio dos Finalistas
10/09 - 12/11
Período de
Pré-aceleração
26/11
Demoday e anúncio dos contemplados com investimento semente
Os finalistas serão anunciados no dia 29/08. Confira o resultado nas redes sociais do Impacta Nordeste e na sua caixa de e-mail.
Quem está com a gente?
Há 18 anos, o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto tem sede no Distrito Federal e atua em mais 15 estados com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a inovação social por meio de 3 eixos estratégicos: Promoção da Saúde Integral e do Bem-Estar; Fortalecimento dos Ecossistemas de Impacto; Engajamento Social e Filantropia.
A Aliança pelo Impacto é uma organização sem fins lucrativos que atua como uma intermediária na economia de impacto do Brasil, conectando investidores, empreendedores, governos e parceiros, com o objetivo de fomentar negócios e investimentos de impacto, garantindo que a economia de impacto cresça no país. A Aliança representa o Brasil no Global Steering Group on Impact Investing – GSG que é uma organização com sede no Reino Unido que tem como missão mobilizar e promover o ecossistema global de impacto
A Estratégia Nacional de Economia de Impacto é uma articulação de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil com o objetivo de promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços lidera a Enimpacto, por meio de sua Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Departamento de Novas Economias.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. A atuação do Sebrae com negócios de impacto social tem total aderência à sua missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e construção de um Brasil com mais igualdade a partir do fortalecimento das micro e pequenas empresas.
Perguntas e Respostas
O que é Economia de Impacto?
Economia de impacto é uma modalidade econômica caracterizada pelo equilíbrio entre a busca por resultados financeiros e a promoção de soluções para problemas sociais e ambientais. Estamos falando de empreendimentos com impacto socioambiental positivo que permitam a regeneração, a restauração e a renovação dos recursos naturais, bem como a inclusão da comunidade, tornando o sistema econômico inclusivo e equitativo. Economia de impacto é um novo modo de pensar, de produzir, de se relacionar com a economia. Trata-se de um sistema que considera todos os atores: governos, organizações, empresas, sociedade civil.
O que são negócios de impacto?
São empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio da sua atividade principal – seja seu produto/serviço e/ou sua forma de operação. Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram. Para ser considerado um negócio de impacto, o empreendimento deve seguir alguns critérios:
- Intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental;
- Solução de impacto é a atividade principal do negócio;
- Busca de retorno financeiro, operando pela lógica de mercado;
- Compromisso no monitoramento do impacto gerado.
O que é a ENIMPACTO?
A Estratégia Nacional de Economia de Impacto é uma articulação de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil com o objetivo de promover um ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto. Ela está estruturada em cinco eixos estratégicos:
I – Ampliação da oferta de capital para a economia de impacto;
II – Aumento do número de negócios de impacto;
III – Fortalecimento das organizações intermediárias;
IV – Promoção de ambiente institucional e normativo favorável aos investimentos e Negócios de Impacto, e
V – Articulação Interfederativa com Estados e Municípios no fomento à economia de impacto.
Apesar de se configurar como um setor complexo, que ainda se encontra em um estágio incipiente em todo o mundo e envolve diversos atores e organizações, o Brasil é um dos países pioneiros a possuir uma legislação sobre o tema. Economia de Impacto; Negócios, Investimentos de Impacto; e Organizações Intermediárias foram definidos pelo Decreto nº 11.646, de 16 de agosto de 2023.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços lidera a Enimpacto, por meio de sua Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Departamento de Novas Economias.
Clique aqui e saiba mais sobre a Enimpacto.
O que é o Simpacto?
O Sistema Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Simpacto) foi idealizado no âmbito da Enimpacto com o objetivo de articular os três níveis federativos do poder público em cooperação com atores privados para promover políticas públicas voltadas para a economia de impacto no Brasil.
Ao todo, dez estados já possuem legislações próprias para o fomento ao ecossistema e negócios. Também tramita no Senado Federal o Projeto de Lei 3284/2021 que estabelece o Simpacto, com vistas a organizar o conjunto de políticas subnacionais e articulá-las entre si, criando uma estrutura de governança que promova sinergia e cooperação entre as diversas instâncias.
Saiba mais sobre o Simpacto no Nordeste, clicando aqui.
Quem pode participar do evento de articulação?
O evento é aberto para qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre a Economia de Impacto.
Estimulamos a participação de acadêmicos, empreendedores, gestores públicos e privados, investidores, lideranças e indivíduos que atuam nos ecossistemas de negócios de impacto socioambiental, inovação, economia criativa, economia circular, economia solidária, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), entre outros.
Ao participar do evento já faço parte do movimento de articulação para a Simpacto no meu estado?
Não, o evento é um pontapé inicial para essa articulação. Após o evento, as pessoas que compareceram e indicaram no formulário de inscrição a sua intenção de se engajar na articulação para estruturar a Simpacto no seu estado, poderão ser contatadas pelos parceiros e lideranças responsáveis pela articulação.
Posso participar apenas do evento?
Sim. Para isso, basta se inscrever por meio do formulário de inscrição para o evento disponível nesse site.
Quem pode participar da pré-aceleração?
Podem participar negócios de impacto social do Maranhão e Piauí; com qualquer formato jurídico, inclusive MEIs, Associações, Cooperativas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com modelos de negócios; em estágio inicial de desenvolvimento, especialmente iniciativas em estágio de protótipo ou validação. (Não sabe em qual estágio de desenvolvimento está o seu negócio? Clique aqui para saber mais.)
Observação: compreendemos que negócios socioambientais, negócios da economia circular, negócios da economia solidária também são negócios de impacto. Negócios da economia criativa também podem ser negócios de impacto caso o modelo de negócio proporcione, de forma intencional, impacto social e/ou ambiental positivo.
Como faço para me inscrever?
Você pode ser inscrever por meio do formulário disponível nesse site, até o dia 9/8/2024. Clique aqui para acessar o formulário.
Quais são os critérios de seleção para a pré-aceleração?
Os critérios são: (1) Alinhamento com o tema: negócios que aliam turismo e impacto social e ambiental positivo, com soluções alinhadas aos desafios anteriormente citados. (2) Equipe: fundador(a) e/ou equipe que demonstre domínio sobre a sua iniciativa, conhecimento sobre o problema que busca solucionar, dedicada ao negócio com interesse real em impulsionar a sua solução e disponibilidade de pelo menos duas pessoas para participar da jornada. (3) Impacto como foco principal: negócios que tenham como foco principal o impacto social, não sendo este uma externalidade secundária. (4) Aplicabilidade: soluções que possuam aplicabilidade no curto ou médio prazo.
O meu negócio precisa estar formalizado?
Não. Mas estar formalizado pode ser um diferencial no processo de seleção.
Para me inscrever na pré-aceleração preciso participar do evento?
Não necessariamente. Mas estimulamos a participação para compreender melhor o conceito de economia de impacto e negócios de impacto, assim como para fazer boas conexões.
Quem receberá o investimento semente?
Após o período de pré-aceleração, dois negócios serão contemplados com um investimento semente de R$ 3 mil cada, sendo 1 do Maranhão e 1 do Piauí. Os negócios contemplados serão definidos pela equipe do Impacta Nordeste/Motirô conforme o desempenho dos empreendedores ao longo da pré-aceleração.